domingo, 10 de outubro de 2010

Conhecendo Jack O' Lantern ( ou Jack da Lanterna )


Conta uma lenda irlandesa que, certo dia, Jack, o Mesquinho, estava na floresta quando encontrou o Diabo e pediu ao mesmo que subisse numa árvore para lhe atirar algumas frutas. O Diabo decidiu ajudar, em troca de alguma barganha, mas depois de te-lo feito, Jack, ao invés de cumprir o acordo, pegou um canivete e desenhou uma cruz no tronco da árvore e com isso prendeu lá o Diabo, fazendo-o jurar que deixaria sua alma em paz quando morresse. Mas o tiro saiu pela culatra, pois quando Jack morreu, não foi aceito no Paraiso. Então passou a insistir para que o Diabo o deixasse entrar no Inferno, mas ao invés disso, só conseguiu um pedaço de carvão em chamas, que colocou dentro de um nabo oco, e desde então passou a carregar essa inusitada lanterna para que iluminasse o caminho das Trevas, por onde sua alma estava condenada a vagar eternamente. Dizem que todo 31 de outubro a alma penada de Jack deixa de ser invisível e pode ser vista vagando, sempre carregando sua lanterna.

O nabo foi substituído pela abóbora nos Estados Unidos e essa é a versão moderna de Jack O' Lantern.
Para entender a relaçâo de Jack O' Lantern com o Halloween, leia Halloween ou Dia das Bruxas .

Outubro chegou, e junto com ele, na América do Norte, se iniciaram as tradições do Halloween, tais como esculpir caretas em abóboras e colocá-las nas soleiras das portas, andar por trilhas assombradas ou labirintos assustadores nos campos de milho à noite, ou visitar casas povoadas por monstros e fantasmas, tudo para se levar muitos sustos.
Explico: as trilhas, os labirintos ao ar livre e as casas mal assombradas são cenários montados para que atores travestidos de zumbis, lobisomens, bruxas, etc protagonizem cenas de terror ,em teatro interativo, e obviamente, pago.
Mas para a  maioria das pessoas, enfeitar suas casas com teias de aranha ( artificiais, é claro ), máscaras de bruxas e abóboras com caretas feias já é o suficiente para se brincar com o tema sinistro da época.
No Brasil, como não existia essa tradição, e agora começa a despontar timidamente em alguns lugares, esculpir caretas em abóboras é muita novidade.
Coloquei nesta postagem alguns moldes simples para se fazer uma lanterna de abóbora, ou Jack O' Lantern, como é conhecida, bastando clicar nas fotos para se ter na tela o tamanho original e imprimi-las.





Fazendo Jack O' Lantern

1) Escolha uma abóbora moranga, cabocha, ou de outra qualidade, que seja redonda.
2) Com uma faca, corte cuidadosamente a base da abóbora, em círculo, e a remova, caso use leds ou lámpada para iluminar. Se for iluminar com vela, corte em círculo o topo da abóbora, para ventilar e a chama se manter ascesa.
3) Com uma colher, remova as sementes.
4) Com fita adesiva, fixe a folha de papel impressa com o desenho escolhido.
5) Perfure todo o contorno do desenho sobre a superficie da abóbora, com a ajuda de um prego. Depois de todo perfurado, remova o papel.
6) Com uma faca afiada, corte a abóbora no contorno perfurado de sua superfície, deixando vazada a parte correspondente ao desenho escuro do molde. Maneje a faca com cuidado para se evitar acidentes.
Se desejar o efeito translúcido ao invés de vazado, desgaste a superfície da abóbora raspando-a, ao invés de cortá-la.
7) Depois de esculpida, coloque uma vela grossa dentro de um vidro e ensira dentro da abóbora  , ou ainda, se tiver sido removida a base, coloque a abóbora sobre um vidro contendo os leds.
 E divirta-se!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...