segunda-feira, 27 de junho de 2011

Festas Juninas ou Festas Joaninas

Na Noite Antiga...

“Aqui
Na noite antiga de garoa e frio fino,
Subiam balões de luz
Em honra do primo de Jesus,
São João Menino.

E, em nosso coração,
Cada balão,
Subindo rápido e em linha reta,
Era o próprio João Menino
Se transformando em João Profeta.

Era o profeta
Que parecia o clarão da madrugada,
Antecedendo a chegada
Do grande sol nascente, da maior luz:
O Cristo Jesus.”

( Ruth Salles)

Q



Das tradições mais bonitas  e expressivas da cultura brasileira as Festas Juninas são, sem dúvida, as mais aguardadas e comemoradas pela população. Podem ser festejadas nas ruas ou em escolas e clubes, sempre reunindo a comunidade  para saborear as comidas típicas e tomar quentão, dançar quadrilhas, pular fogueria e soltar rojões e fogos de artifícios. Antigamente soltava-se balões coloridos que pareciam subir até o céu, mas que infelizmente, ao caír, muitas vezes provocavam incendios e, por essa razão, acabaram por ser proibidos.

As Festas Juninas têm sua origem nos festejos pagãos que celebravam, desde os primordios da humanidade, o Solstício de Verão, que ocorre no Hemisfério Norte por volta do dia 21 de junho.
Na antiguidade, o Solstício de Verão - o dia mais longo do ano- era comemorado como o dia da energia máxima do Sol, e portanto, o auge da fertilidade da Natureza, e nos festejos ofereciam-se comidas, bebidas e animais aos deuses e pedia-se aos céus uma boa colheita.  Fazia-se enormes fogueiras, que simbolizavam a Luz e as pessoas dançavam em volta, para comemorar a alegria que essa Luz trazia ao mundo e para espantar os maus espíritos.
Na Roma antiga, havia também nessa época os festejos em homenagem à deusa Juno, protetora dos casamentos e dos nascimentos, e por isso eram chamadas de festas Junônias. Juno é a deusa correspondente à deusa grega Hera.
Com a  cristianização da Europa, a festa pagã foi adaptada para homenagear São João Batista, cujo nascimento seria no dia 24 de junho (próximo ao dia do Solstício de Verão), razão pela qual as festas eram  chamadas de Joaninas. São João era o profeta que anunciava a chegada da Luz, o Cristo encarnado, e naturalmente foi associado com a fogueira, tradição mantida até nos dias de hoje, quando se faz a fogueira de São João durante as festas.
Em Portugal, os festejos eram estendidos aos santos de mês de junho, principlamente Santo Antonio no dia 13 e São Pedro no dia 29, além da festa de São João do dia 24. E foi justamente essa tradição de homenagear aos santos do mês de junho, trazida na época da colonização pelos jesuitas portugueses e a junção de costumes e cultura da terra, é que deu origem as Festas Juninas brasileiras.

Embora no Brasil essa época marque o início do inverno ( em torno do dia 21 de junho, ocorre o Solstício de Inverno no Hemisfério Sul ) ela coincide com o tempo da colheita e da preparação da terra para novos plantios. Houve então, a junção de tradições da colheita e da vida na roça aos festejos dos santos juninos. Mas também existem elementos emprestados de outras culturas, como a quadrilha, de origem francesa, e os fogos de artifício, dos chineses.


Sendo o Brasil um país muito grande, rico em tradições resultantes da mistura de raças e resultante da mescla de culturas de imigrantes, que  variam conforme a região do país, as Festas Juninas acabaram por ganhar características particulares a cada região. Mas em todas encontramos a quadrilha precedida por um casamento caipira, participantes das festas vestidos de matuto, os homens com camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, e chapéu de palha, e as mulheres com vestido colorido de chita e chapéu de palha. E, claro, o local da festa sempre decorado com bandeirinhas coloridas, lanternas e balões.


A quadrilha é uma "metamorfose" de uma dança francesa  de salão chamada "quadrille", que chegou no Brasil no século XIX, inicialmente popular na elite, mas que caiu no gosto popular, principalmente na comunidade rural e sofreu várias modificações, tornando-se uma dança típica dos festejos juninos.

Muitos termos usados pelo marcador de quadrilha, que anuncia os passos, são palavras vindas do francês, tais como:
Anavantú (en avant tous)- todos os casais vão para a frente
Anarriê (en arrière) - casais vão para trás
Changê (changer/changez) - trocar/troquem o par
Cumprimento 'vis-à-vis' - cumprimento frente a frente
Otrefoá (autre fois) - repete o passo anterior
Balancê (balancer)-balançar o corpo no rítmo da música, marcando o passo, sem sair do lugar
Returnê ( returner)- voltar a seus lugares
  
Quem já não dançou quadrilha alguma vez na vida? Se a resposta for não, aconselho que vá, que ainda dá tempo, pois não sabe o que está perdendo.... Decidi adicionar esse video abaixo para dar água na boca.




Hoje ao invés de receitas de quitutes, que existem aos milhares e maravilhosas, contribuo com um passo a passo para a confecção de lanternas coloridas, que são lindas alternativas para os proibitivos balões. Então voilá:

Lanternas para Festa Junina
Material

-Copos de geleia ou de molho de tomate, ou ainda vidros de palmito ou outra conserva
-Papeis Color Set
-Folhas de Papel de Seda
-Tesoura
-Fita adesiva transparente ( tipo durex)
-Regua
-Lápis
-Velas pequenas de 3 a 4 cm de diâmetro e com no máximo 5 cm de altura

Modo de fazer











Corte tiras de papel de seda no comprimento suficiente para cobrir a lateral do vidro usado. Comece prendendo o papel com um pedaço de durex, passe-o em toda a volta do vidro e arremate  com outro pedaço de durex.


Corte retângulos de Color Set no tamanho 30cm x 22 cm ou 30cm x 15cm, dependendo da altura do vidro.
Dobre o papel ao meio e com um lápis e uma regua, marque intervalos de 2 cm por todo o comprimento do retãngulo. Corte tiras seguindo a marcação dos intervalos, começando pelo lado dobrado, mas não corte até o fim, deixando um espaço de 2 cm na borda. Desdobre o papel, una as extremidades, formando um cilindro vazado e prenda com durex.



Vista os cilindros vazados  nos vidros já encapados com papel de seda. Ascenda as velas e coloque cuidadosamente dentro do vidros.


E pronto para enfeitar a noite da festa. Pode tanto servir como centro de mesa quanto decoração ao ar livre.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...