quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Gratidão e Molho de Cranberry



Todos os anos, na quinta-feira da quarta semana de novembro, é comemorado o Thanksgiving , ou dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos. É um feriado nacional, quando as famílias se reunem , agradecem e comemoram com uma grande refeição, tudo o que se conseguiu no ano.



Na tradição do Thanksgiving, o perú ( turkey) é o prato principal, seguido por acompanhamentos ( side dishes) típicos, como o molho de cranberry, purê de batatas, milho cozido, algum prato feito com batatas doce e de sobremesa, tortas de maçãs e tortas de abóboras.







No Canadá , o dia de Ação de Graças é celebrado na segunda-feira da segunda semana de outubro.


Essa comemoração teve origem na época da colonização, em que os ingleses imigrantes( chamados peregrinos) promoviam festivais de outono em agradecimento à Deus pelas boas colheitas do ano. Era ocasião de confraternizarem-se com os nativos, que apresentaram aos imigrantes o cranberry, a batata, o milho, a abóbora e o perú.



Posso dizer que é o feriado mais importante dos Estados Unidos, sendo impossível não aderir à essa tradição quando se vive lá, pois a atmosfera de confraternização e gratidão é muito contagiante. E muito embora não seja um feriado religioso, é impregnado de um sentimento de
religiosidade e comunhão.









É para se pensar o quanto importante seria reservarmos, no resto do mundo, um dia para agradecer nossas dádivas, reconhecer as coisas boas que nos acontecem e comungarmos essa alegria com o nosso próximo. Acredito que um grande passo para a felicidade é sabermos apreciar aquilo que temos, e desenvolvermos assim, um sentimento de gratidão, um campo de energia boa. E tenho certeza de que o universo retribui....
Publico nessa postagem, minha receita de molho de cranberry, que no Brasil é conhecido como uva-do-monte ou oxicoco. Esse molho é servido como acompanhamento do perú. Mas pode ser utilizado como recheio de crepes doces, ou utilizado em outras sobremesas.

O oxicoco (cranberry), ou uva-do-monte, é rica em vitamina C e tem propriedades antibacterianas e antibióticas, sendo muito utilizada para combater infecções urinárias.

Aqui, essa fruta começa a ser comercializada e é encontrada , com certeza, no Mercado Municipal de São Paulo. Pode ser, também, encomendada pela internet.

MOLHO DE CRANBERRY COM MAÇÃ

















3 xícaras (chá) de cranberry frescos ou congelados



1 xícara (chá) de açúcar


1 xícara (chá) de suco de laranja


suco de 1/2 limão


1 colher ( sopa) de raspas de laranja- sem a parte branca


1 maçã descascada e picada


canela em pau ( 2 ou 3 lascas)


1/2 xícara (chá) de vinho tinto ( opcional)



Numa panela, levar ao fogo de médio para alto, o cranberry misturado ao açúcar, suco de laranja, raspas de laranja e suco de limão. Levar a mistura à fervura, mexendo sempre. As cascas de cranberry começarão a romper, e nesse ponto adicione a canela e a maçã picada, sempre mexendo. Se desejar, adicione, também, o vinho.

A mistura vai engrossar e ficará com a consistência de um doce de abóbora.

Deixar esfriar e levar à geladeira. Pode ser feito alguns dias antes de ser servido.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...