domingo, 12 de setembro de 2010

Sabor e Aroma de Lavanda


"Me perguntas por que compro arroz e flores? Compro arroz para viver e flores para ter algo pelo que viver." Confúcio


Há muito tempo, comprando mudas de flores para o meu jardim, vi pela primeira vez uma lavanda, também conhecida como alfazema,e para meu espanto, não precisei me aproximar muito para sentir a fragrância delicada que ela exalava. Era o mesmo perfume das águas de colônia e sabonetes que eu já apreciava, saindo daquela planta, ao natural. A vendedora me informou que com as flores secas eu poderia fazer sachês para perfurmar as gavetas, igual aos comprados em lojas sofisticadas. Delirei.

Anos mais tarde, e algumas mudas de lavanda plantadas ( não, eu nunca cheguei a fazer um sachê... ) descobri que além de decorar e perfumar a casa, essa flor poderia ser utilizada na culinária, tal qual utilizamos a erva doce no Brasil. Embora a criatividade tenha passe livre na minha cozinha, levei certo tempo para tentar alguma receita que incluisse a lavanda como ingrediente. A iniciativa apareceu com um presente trazido da França : um pote de açúcar aromatizado com flores secas de lavanda!

Com o fim do meu precioso presente, fui pesquisar como aromatizar o açúcar, já que durante todo o verão, somente as abelhas estavam aproveitando as lavandas do meu jardim. A surpresa veio por conta da simplicidade da receita:

 Açúcar Aromatizado com Lavanda:

3 xícaras (chá) de açúcar

3 colheres (sopa) de flores secas de lavanda *

Misturar a lavanda com o açúcar e colocar em pote fechado por aproximadamente 4 semanas.
Uma alternativa é misturar os ingredientes no multiprocessador. Com certeza, o sabor da lavanda fica potencializado, mas eu prefiro o charme dos botoezinhos lilás contrastando com o branco do açúcar.
Adoce chás, limonadas, bolos, cremes e biscoitos




De algumas receitas que testei, publico essa de biscoitos amanteigados, deliciosos, para a hora do chá ou do café.

Como já comentei outras vezes, a cozinha é um lugar onde se pratica pura alquimia, então é preciso saber dosar as quantidades das especiarias, cada qual com seu poder de aroma e sabor próprios, e a lavanda não é exceção. Ao se usar quantidade além da pedida na receita, corremos o risco de "mastigar perfume".


 Biscoitos Amanteigados de Lavanda

200gr de manteiga sem sal amolecida
1/2 xícara (chá) de açúcar ( pode-se usar o aromatizado)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de raspas de limão
1 colher ( chá) de suco de limão
2 colheres(sopa) de flores frescas** de lavanda ou
1 colher (sopa) de flores secas de lavanda *

Numa tigela, bater a manteiga com o açúcar, formando um creme . Adicionar as flores de lavanda , o suco e as raspas de limão, misturar bem e juntar a farinha de trigo, misturando inicialmente com uma colher, e depois com as mãos, formando uma massa homogênea.
Embrulhar em filme plástico e levar à geladeira por 30 minutos, no mínimo, pois a massa precisa estar firme para ser manuseada.
Abrir a massa em superficie levemente polvilhada com farinha de trigo, com espessura de 0,5 cm e cortar em quadrados de 4 cm. Ao manusear a massa, polvilhe levemente com farinha de trigo por cima para não grudar. Outra opção é abrir a massa entre dois sacos plásticos próprios para freezer. Colocar os quadrados em assadeira untada e forrada com papel vegetal ou papel manteiga e levar ao forno médio pré aquecido ( 325 F ou cerca de 160 C ) por aproximadamente 15 minutos ou, dependendo do forno, até que as bordas dos biscoitos comecem a dourar.
Esfriar os biscoitos numa grade e guardar em recipiente fechado. Rende cerca de 48 biscoitos.








* Flores secas de lavanda para fins culinários são encontradas em lojas de produtos naturais ou casas de especiarias e produtos gourmet.

**Usar flores frescas de lavanda apanhadas no jardim; jamais utilize lavandas de floriculturas, pois estas contem pesticidas.



Saindo dos arredores da cozinha e entrando em outros méritos dessa flor, perfumar os cômodos da casa com água de lavanda imprime sensação de bem estar aos ambientes, e segundo a tradição, ajuda a espantar as energias negativas.
Muito popular na Grecia e Roma antigas, o nome lavanda vem do latim" lavare" ( lavar ), e já era usada naquela época para banhos e incensos, pois seus poderes calmante e anti séptico já eram bem conhecidos.
Em Portugal e Espanha da Idade Media, água destilada de lavanda era usada para lavar pisos de casas e igrejas, em épocas de celebrações, com o propósito de espantar insetos e perfurmar ambientes. Na antiga Inglaterra, assim como na França, queimava-se folhas de lavanda no combate às pestes ( doenças ) propagadas pelo ar.


Santa Hildegarda de Bingen, no século XII, recomendava cheirar as flores de lavanda para "espantar os maus espíritos e a amargura" ( provavelmente ela se referia à depressão ) e passar o chá no couro cabeludo para espantar... os piolhos!

Sachês feitos com suas flores secas e colocados em gavetas e armários, passam um cheirinho especial às roupas e as protegem contra traças.
O chá de lavanda ajuda no combate a infecções, mas também pode ser tomado por quem deseja uma boa noite de sono ( 1 colher (chá) de flores secas em 1 xícara de água fervida; abafar por 10 minutos e coar ). Sua essência, num óleo ou creme para massagem, induz ao estado de ralaxamento e, para bebês relutantes com o sono, é um santo remédio contido em saquinhos debaixo do travesseiro ou em forma de banho, sempre no final da tarde ( atenção com a procedência do produto para se evitar alergias ).


Regida por Mercúrio e dedicada à Venus, Hera, Hécate e Ártemis, essa erva é muito usada nas simpatias de amor e proteção aos relacionamentos. É dito que os banhos de lavanda criam uma energia especial tanto para romances quanto para a atração sexual. Não duvido. De todos os rituais, mágicos ou cotidianos, o banho é o melhor deles, e está sempre associado a limpeza e renovação de energias. As flores e ervas, além de todas as propriedades medicinais, carregam a aura da magia e da poesia. Mergulhar o corpo em água morna com aroma ou pétalas de flores já é, mais do que uma sensação boa, uma passagem para o lugar onde os prazeres se reunem. E o amor também anda muito por lá...
Água de Flores de Lavanda para o Banho


Ferva 1 litro de água, apague o fogo e coloque 2 colheres (sopa) de flores secas de lavanda na água quente. Deixe em infusão por uns 10 minutos e coe. Pode-se acrescentar 4 gotas de essência de lavanda, se desejar. Espere esfriar e coloque na água do banho. Pode-se conservar o líquido por 24 horas em frasco(s) fechado(s) - o banheiro ganha charme se o frasco for bonito. Essa água tambem pode perfumar ambientes, bastando acrescentar 2 colheres (sopa) de álcool ( para cada 1/2 litro ) e coloca-la num borrifador. Para essa finalidade, aconselho a fazer meia receita.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...