quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Sabor de Outono





Aqui no hemisfério norte já se inicia o outono. Em Michigan é uma época muito celebrada, pois é tempo de colheita. É época dos festivais da maçã e da abóbora.


Em lugares cujo inverno é muito frio, com a presença de neve por um período de tempo, a semeagem e cultivo de plantações, respectivamente, só ocorrem na primavera e verão, sendo nos meses do outono o auge da colheita e, por consequencia, a estocagem de alimentos. Hoje em dia, com toda a tecnologia e globalização, tem-se ascesso a qualquer tipo de alimento durante todo o ano, mas não foi sempre assim.

Conversando com pessoas mais velhas, ouve-se historias de como era difícil atravessar todo o inverno com a variedade limitada de alimentos e as formas mais comuns de preservá-los. Então, lembrado os milhões de anos da humanidade, a "independência" adquirida das estações do ano é coisa muito recente.


Nas terras mais ao norte, também , a paisagem muda de coloração, com as folhas das árvores variando em tons de vermelho, amarelo e alaranjado, uma verdadeira festa de cores. Mas é uma festa de despedida, pois logo essas folhas cairão todas, anunciando a chegada do inverno gélido.


Como imagem simbolizando essa época, existe o mito de Deméter e Perséfone. A Mitologia Grega conta que do romance entre Deméter ( mãe terra que cuida das plantas) e Zeus ( deus do Olimpo ) nasceu Core , que se tornou uma linda jovem. Hades ( deus do mundo subterrâneo), ao ve-la, apaixonou-se e decidiu raptá-la. Deméter ficou inconsolável e se descuidou de seus deveres , deixando as terras estéreis e com isso houve escassez de alimentos.

Zeus ordenou a Hades que devolvesse sua filha, mas Core já estava casada com ele . Core acabou comendo algumas sementes de romã , oferecidas pelo marido, e com isso, se ligou ao mundo subterrâneo eternamente, tornando-se Perséfone ( rainha dos mortos) . Assim, estabeleceu-se um acordo: a cada primavera, Perséfone deixava Hades e se reunia com a mãe, no Olimpo, para que nessa época a terra cultivada desse seus frutos. Ela ,no outono, voltava para Hades e permanecia com ele até a primavera seguinte. Esse mito simboliza o ciclo anual das colheitas.


Na Antiguidade o mito era uma parábola para um dos mistérios de Elêusis (ritos de iniciação ao culto das deusas agrícolas Deméter e Perséfone) . Perséfone seria o grão semeado, colocado embaixo da terra para se desenvolver e despontar durante a primavera sob a forma de novos frutos. Mas o mito também carrega a simbologia da história da alma, de sua descida na matéria, de seus sofrimentos nas trevas do esquecimento e depois sua re-ascensão e volta à vida divina.



Escolhi uma receita com sabor de outono, época de abóboras enfeitando soleiras de porta, centros de mesa e servindo de ingrediente para doces e salgados.

Rocambole de Abóbora com Especiarias e Cream Cheese


Massa


1 de xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher(chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (chá) de canela em pó

1 colher (chá) de cravos da índia moidos

1 colher(chá) de noz moscada ralada

1/4 colher(chá) de sal

3 ovos grandes

1 xícara ( chá) de açúcar

1 xícara (chá) de purê de abóbora cozida

1 colher (chá) de suco de limão


Recheio


1 embalagem de queijo cremoso* ( cream cheese) em temperatura ambiente

1 xícara de açúcar de confeiteiro

4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina* em temperatura ambiente

1 colher ( chá) de extrato de baunilha


*pode ser a versão light
Cobertura

Açúcar de confeiteiro para polvilhar



Pré aqueça o forno em temperatura média alta, e unte uma forma retangular de 38x25 cm , aproximadamente, com margarina e farinha. Umideça um pano limpo e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Reserve.

Numa vasilha pequena misture a farinha, fermento em pó, bicarbonato de sódio, canela em pó , cravos moidos, noz moscada e o sal. Reserve.

Na batedeira, misture os ovos e o açúcar e bata até ficar cremoso. Junte o purê de abóbora e o suco de limão e continue batendo. Adicione a mistura de ingredientes secos e misture bem.

Espalhe a mistura na forma já untada e leve ao forno por aproximadamente 13 minutos, ou até que perfurando com um palito, este saia seco.

Imediatamente vire o bolo sobre o pano úmido e polvilhado com açúcar e enrole pano e bolo juntos. Deixe esfriar.

À parte, bata o queijo cremoso com o açúcar de confeiteiro, a manteiga e a baunilha, até obter um creme macio.

Com cuidado desenrole o rocambole e remova o pano. Espalhe a mistura do queijo cremoso e torne a enrolar. Envolva em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.

Sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro, se desejar.

Dá 10 porções.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...