terça-feira, 29 de setembro de 2009

Samba do Café


Samba do Café
Vinicius de Moraes

Para fazer um bom café, meu bem
Como se faz, lá no Brasil
Precisa pôr tudo a ferver, meu bem
Como se põe, lá no Brasil

Uma frutinha vermelha
Que as moças colhem no pé
E quando é bem torradinho
Fica pretinho e cheiroso
Como ele é, lá no Brasil
Como ele é, lá no Brasil

Para fazer um bom café, meu bem
Como se faz, lá no Brasil
Precisa ter um bom café, também
Como se tem, lá no Brasil
Tem de ser forte, como o bem
Que a gente tem pelo Brasil
Tem de ser doce, como o amor
Que a gente tem pelo Brasil

Você, seu moço estrangeiro
Só põe açúcar se quer
Mas sendo um bom brasileiro
O seu café vai ser doce
Como se fosse um carinho
O seu café vai ser doce
Como se fosse um beijinho
De uma mulher
Que faz um bom café
Lá no Brasil!
Lá no Brasil!


Certos aromas ficam registrados para sempre na nossa memória, associados a um acontecimento ou a uma pessoa. A indústria de perfumaria explora muito bem esse fato e o resultado é uma infinidade de perfumes no mercado, todos prometendo tornar marcante a presença de quem os usa.
O mesmo ocorre com alimentos e bebidas, sempre associados a momentos de degustação, carregando sensações que vão muito além do paladar e do olfato.

Para mim, como para muita gente , o café carrega toda essa carga emocional- tanto no seu aroma quanto no seu sabor, oferecendo numa xícara sensação de bem estar, de conforto, energia... E me traz em cada gole o gosto da minha pátria, de minha família, de meus amigos. De conversas animadas ao redor da mesa. Tomo café e me transporto a um mundo singular, feito de lembranças, de cheiros, de sabores, de saudades, mas tambem cheio de imagens do presente e da sensação de "lar doce lar".
O café está fortemente inserido na cultura brasileira, sendo elemento agregador e símbolo de hospitalidade e tradição. Não existe visita sem cafezinho, servido em demi-tasses ( xícaras pequenas para café) e geralmente adoçado, aquecendo o assunto conversado. Também é sempre convite ou promessa de novo encontro na frase "vamos tomar um cafezinho", e sempre ritual obrigatório em reuniões de familia e amigos.

Bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro, o café é uma bebida estimulante e tradicionalmente servida quente. Com características marcantes, o café possui uma série de fatores que se destacam no paladar dos amantes da bebida: a doçura, o amargor, acidez, corpo e aroma.

O café melhora a vitalidade, memória, atenção e a produtividade.A cafeína é um auxiliar no tratamento de doenças como o mal de Alzheimer.
A ABIC tem um site interessante ( www.abic.com.br ), onde se pode encontrar a historia do café, características, plantio, receitas e artigos sobre o café e a saúde.

E acrescento uma receita de biscoitos com o café fazendo parte dos ingredientes, faceis de fazer, que são um mimo a mais para esse momento tão especial de cada dia, que é a hora do cafezinho.


Biscoitos de Café e Castanhas Moidas

3 colheres (sopa) de café bem forte morno -jamais quente
1 xícara (chá) de amêndoas ou nozes moidas no multiprocessador
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara (chá) de açúcar
1 barra de manteiga ( 100 gramas ) em temperatura ambiente
1 gema


Bater bem a margarina, o açúcar e a gema até obter um creme. Acrescentar o café, as castanhas moidas, o bicarbonato de sódio e continuar batendo . Acrescentar a farinha e amassar até soltar das mãos. Embrulhar a massa em filme plástico e levar à geladeira por 1 hora*. Abrir a massa entre duas folhas de plástico, cortar os biscoitos no formato desejado com cerca de 5 mm de espessura. Colocar em forma rasa ou propria para biscoitos, untada e forrada com papel manteiga**. Assar em forno pré aquecido a 180°C por mais ou menos 10 minutos ou até dourar nas laterais. Retirar da forma cuidadosamente com uma espátula e deixar esfriar ( de preferência sobre uma grade) antes de guardar ou servir.
* Se não utilizar de uma só vez toda a massa, manter na geladeira enquanto aguarda para ser aberta.
**Caso não utilize papel manteiga, untar a forma muito bem com margarina e polvilhar farinha de trigo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...