terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Regalos dos Reis Magos





"Nesse Natal, lembre-se de mim...", já dizia um antigo jingle de um comercial na TV. Sim, com a proximidade do Natal, presentear as pessoas é um ritual muito aguardado, uma forma especial de mostrar ao outro o nosso carinho.




Essa tradição perde-se no tempo, e vem de épocas remotas, com o aparecimento da agricultura, quando na celebração do solstício do Inverno, cada agricultor trocava suas especialidades alimentares com outros, garantindo variedade de alimentos armazenados para o inverno. Essa troca de comidas deu origem ao costume de troca de presentes, e era o motivo principal das festividades da época. Com o passar dos séculos, a variedade de presentes aumentou, incluindo outras coisas além da comida.


A vinda da era cristã deu novo significado ao costume, passando a simbolizar a entrega das oferendas ao menino Jesus, pelos tres Reis Magos.


Melquior, Baltazar e Gaspar não seriam reis, e sim sacerdotes da religião zoroástrica persa , que pregava a existência de um único Deus ( culto monoteísta do Sol Invictus), a luta entre o Bem e o Mal, prevalecendo sempre o Bem, e acima de tudo, acreditavam na vinda do Messias. Teriam vindo, não necessariamente em número de três, guiados por uma estrela, que acreditavam ser a indicação da vinda do esperado Messias. Essa religião abriu caminho para o Cristianismo.

Passou-se, então, a atribuir a origem da tradição de trocas de presentes na época natalina à visita desses Magos ao menino Jesus.
























O simbolismo dos presentes é a partilha e são dados às pessoas como expressão de laços afetivos. Originalmente eram confeccionados artesanalmente, impregnados de significado e energia próprios; então presentear com biscoitos, bolos e pães era uma tradição muito difundida. Trabalhos manuais como bordados, colchas,brinquedos de madeira, bonecas de pano, eram elaborados com antecedência e reservados às festividades natalinas.

Vive-se hoje em dia um consumismo muito grande, pois os presentes são, geralmente, comprados em grandes quantidades no comércio, depois de veiculados incessantemente pelas propagandas na TV, revistas , jornais e, ultimamente, pela Internet. Todo esse consumo acaba por extinguir com a noção de que presentear é oferecer algo especial, com um significado próprio.

Algumas famílias, no entanto, mantêm a tradição de se presentearem com alguma especialidade culinária como biscoitos, panetones, bombons, etc e essa troca de guloseimas e afetos, acaba por ser o ponto alto da época de Natal.
Gosto muito da tradição americana de presentear com biscoitos, então escolhi uma receita fácil e gostosa para esse fim.



SPECULAS

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

3/4 de xícara (chá) de "farinha" de amêndoas ( amêndoas sem casca, ligeiramente torradas, passadas no multiprocessador)

1 colher (chá) de fermento em pó

1/4 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de canela em pó

1 colher (chá) de noz moscada

1/2 colher (chá) de cravo em pó

1 barra de manteiga ou margarina de 100gr em temperatura ambiente

1 xícara de açúcar mascavo ou 1/2 de mascavo e 1/2 de açúcar branco

1 ovo grande batido

raspas de limão

Geléía de framboesa ou de damasco



Numa vasilha misturar os ingredientes secos ( farinha, fermento em pó, sal, cravo, canela e noz moscada em pó ) e reservar. À parte, bater a manteiga com o açúcar, misturando bem e depois acrescentar o ovo batido. Formar um creme com a mistura e acrescentar os ingredientes secos. Misturar tudo com a ponta dos dedos até formar uma massa homeogênea. Enrolar a massa em filme plástico e levar à geladeira por 1 hora.

Fazer bolinhas com a massa , do tamanho de uma noz, ou um pouco menor. Pressionar o centro com o polegar e rechear a depressão com geléia .

Colocar os biscoitos em forma rasa, untada com margarina e farinha de trigo, e forrada com papel manteiga. Levar em forno médio ( 180 C ), pré aquecido por 15 minutos ou até dourar as laterias dos biscoitos. Esfriar os biscoitos sobre uma
grade. Trocar o papel manteiga para assar nova fornada. Dá em torno de 45 biscoitos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...