terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Alegria em Pedaços ( os Biscoitos de Santa Hildegarda)



Ainda sobre biscoitos de Natal, todos os anos faço a minha receita preferida para presentear os amigos. Trata-se dos Biscoitos da Alegria, ou Cookies of Joy , cuja receita é uma adaptação dos biscoitos que Santa Hildegarda de Bingen fazia há 900 anos, e foi escrita em seu tratado Physica: Liber Simplicis Medicinae ( Livro de Medicina Simples), por volta de 1157.Hildegarda de Bingen foi uma abadessa mística, teóloga, escritora de livros de medicina natural e compositora de música, que viveu no século 12. Era profunda conhecedora das propriedades medicinais das plantas, ervas e especiarias, e usava esse conhecimento para a cura de doenças físicas e anímicas.

Hildegarda dizia que a combinação das especiarias canela, cravo e noz moscada numa massa de biscoito, se consumida em intervalos regulares, aumentaria a sensação de alegria, bem estar e otimismo, ou seja, afastaria sintomas de depressão.

Quando primeiro testei essa receita, fui movida pela curiosidade . Queria provar o sabor de doce tão antigo, mesmo que adaptada; queria comprovar os efeitos na alma, afirmados pela abadessa. Nos meus testes culinários usei muito a farinha de espelta, no lugar da farinha de trigo, que confere à massa do biscoito um sabor mais delicado, e que originalmente a abadessa utilizava em suas receitas, afirmando que a espelta seria muito melhor metabolizada pelo organismo do que o trigo. Em tempo, a espelta é um cereal que se assemelha ao trigo, e que surgiu na Terra antes do mesmo.
Depois de testar e aprovar os biscoitos, esses passaram a ser incluídos nas minhas receitas especiais para a época de Natal, pelo fato de evocarem a alegria.
Sempre que posso, presenteio com esses biscoitos, e sempre explico o porque. Passou a ser a minha marca e a minha forma de desejar felicidade para todos, como se eu pudesse, assim, distribuir em pedaços de massa assada ,algumas doses de alegria.

BISCOITOS da ALEGRIA (Cookies of Joy)










1 barra de manteiga ou margarina de 100gr em temperatura ambiente

1 xícara de açúcar mascavo

1 ovo médio batido

2 xícaras ( chá) de farinha de trigo ou farinha de espelta

1 colher (chá) de fermento em pó

1/4 colher(chá) de sal

1 colher (chá) de canela em pó

1colher (chá) de noz moscada

1/2 colher(chá) de cravo em pó


Numa vasilha, misturar todos os ingredientes secos ( farinha, fermento , sal, canela, cravo e noz moscada ). À parte, bater a manteiga com o açúcar e em seguida adicionar o ovo batido. Formar uma mistura cremosa e homogênea. Acrescentar os ingredientes secos, misturar com os dedos até ficar uma massa que desgrude das mãos. Enrolar em filme plástico e levar à geladeira por 1 hora. Fazer bolinhas com a massa, achatá-las na espessura de 5 0u 6 milímetros e pressionar o cortador de biscoitos para dar forma. Ou pode-se abrir a massa entre duas folhas de filme plástico e usar o cortador.

Colocar os biscoitos em forma rasa untada com margarina e farinha de trigo, forrada com papel manteiga. Levar ao forno médio pré aquecido (180 c) por aproximadamente 10 minutos ou até que as bordas dos biscoitos comecem a dourar. Esfriar os biscoitos numa grade e depois de frios, enfeite cada um com glacê de açúcar. Rende entre 45 e 60 biscoitos, dependendo do tamanho cortado.

Glacê de Açúcar

1 xícara ( chá) de açúcar de confeiteiro ( Glaçúcar) bem cheia
suco de 1/2 limão pequeno
2 colheres ( sopa) de água

Juntar os ingredientes, mexendo até formar uma mistura grossa e homogênea.
Passar sobre os biscoitos com o auxílio de uma pequena espátula ou colher.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...