segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Amor com Torta de Chocolate



Nesse início do mês de fevereiro, aqui no hemisfério norte, posso dizer que o amor está no ar...
Entramos em clima de romance, com as vitrines enfeitadas com corações
em vermelho e rosa, chocolates em edições especiais sendo lançados para se presentear, cartões com mensagens apaixonadas, floriculturas preparando magníficos buquês de rosas e mil receitas de sobremesas, tendo como principais ingredientes o chocolate e as frutas vermelhas. Sim, porque o amor agora é doce e tem cores e sabores de amora, morango e framboesa. É envolto em papel cor-de-rosa ou em forma de coração vermelho, sempre contendo prazeres de chocolates ou marshmellows. Cupido está por toda parte, disparando flechas de paixão em corações incautos, provocando, assim, belas cenas de beijos, abraços e mãos dadas.

No Brasil comemoramos o dia dos namorados no dia 12 de junho. Na Europa e na América do Norte, essa festa é tradicionalmente comemorada no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim.

Todos os anos , no dia de São Valentim, os casais trocam cartões apaixonados, dão-se presentes como chocolates e flores. Mas, ao contrário da versão brasileira do dia de São Valentim, o nosso Dia dos Namorados, é comum as pessoas presentearem não somente seus namorados(as) ou maridos e esposas, mas aqueles que gostam, como mães, pais, irmãos, amigos.

Na verdade, a comemoração data da época da Roma Antiga, quando ainda predominavam as religiões pagãs. O dia 14 de fevereiro era dedicado à deusa Juno (Hera para o gregos), divindade que protegia as esposas e o casamento.
No dia 15 de fevereiro se iniciava uma grande festa, a Lupercalia, dedicada ao Fauno Luperco ( deus Pan para os gregos), divindade que velava pela fertilidade dos campos e pela fecundidade dos rebanhos. O nome Lupercalia vem do latim "Lupa", que significa loba. Lupercal era a caverna sagrada onde, segundo a lenda, uma loba alimentou os gêmeos Rômulo e Remo, fundadores de Roma. Todos os anos, no dia 15 de fevereiro, os sacerdotes se reuniam nesse local e sacrificavam dois bodes e um cão, tiravam-lhes a pele e tocavam as pessaos com tiras dessas peles, para curar infertilidade.


Durante estes festejos, eram sorteados os nomes das jovens solteiras entre os rapazes candidatos ao namoro. O romance podia ter a duração do festival ou ser mais longo. Muitas vezes os jovens apaixonavam-se e casavam mais tarde.
Esses rituais foram banidos sob as leis do Imperador Claudius II, que tinha planos de formar um poderoso exército e acreditava que homens solteiros dariam melhores combatentes, além de não trazerem o inconveniente de deixar esposa e filhos para lutar nas guerras. Por essa razão, todos os noivados e casamentos foram cancelados. Valentim , um sacerdote cristão, continuou celebrando casamentos secretamente, pois entendia que a lei imposta não era justa. Quando foi descoberto, Claudius o condenou à morte, sendo o padre executado no dia 14 de fevereiro de 269 d.C

Com a cristianização dos costumes romanos, pouco a pouco, a Lupercalia deu lugar à comemoração de São Valentim, que se tornou patrono dos enamorados, sendo celebrado dia 14 de fevereiro, no aniversário de sua morte.

Para entrar nesse clima, começo com a receita de uma torta deliciosa de chocolate. Vai bicarbonato de sódio e a farinha é substituída por amêndoas moídas , o que lhe confere sabor e textura únicos. E para contrastar com o sabor do chocolate, uma calda de framboesa, porque afinal, os opostos se completam, não é mesmo? Devo informar que o segredo para a torta ficar com uma "casquinha", é não ignorar os 10 minutos de forno alto na hora de assar, para depois abaixar a temperatura no resto do tempo.
E a quem possa interessar , não deixo de descrever as propriedades mágicas de alguns dos ingredientes.
Amêndoa- regida por Mercúrio , é associada com paixão , fertilidade e dinheiro.
Framboesa- regida por Vênus, evoca o amor
Baunilha- regida por Vênus, associada com amor e sexo
Chocolate- regido por Vênus, era a bebida sagrada dos Astecas e evoca o amor, principalmente o meio amargo, que contém mais cacau. É provado cientificamente que eleva níveis de endorfina ( hormônio que provoca sensação de bem estar) no nosso corpo.



TORTA de CHOCOLATE com CALDA de FRAMBOESAS




Para a massa

4 ovos separados
3/4 xícara (chá) de açúcar
100 gr de manteiga em barra em temperatura ambiente
1 pitada de sal
125 gr de chocolate meio amargo picado
1 xícara (chá) de amêndoas sem pele e tostadas ( não muito) e trituradas no multiprocessador
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Para o Molho de Framboesas

1 caixinha de framboesas frescas ( + ou - 125 gr)*
1/4 de xícara (chá) de açúcar
1/4 de xícara (chá) de água
suco de 1/2 limão pequeno
1 colher(chá) de baunilha ou um pedaçao de baunilha em fava
3 colheres ( sopa) cheias de geléia de framboesa


* podem ser substituídas por framboesas congeladas

Para a massa:

Derreta o chocolate em banho -maria ou no microondas e reserve. Bata as claras em neve e reserve. À parte, bata as gemas com o açúcar, junte a manteiga e a pitada de sal e bata até formar um creme. Junte o chocolate derretido e misture bem, e em seguida junte as amêndoas trituradas e o bicarbonato de sódio e bata bem. Por último, junte as claras batidas em neve e misture delicadamente.

Coloque a massa numa forma de aro removível (+ ou - 23 cm), previamente untada com manteiga e farinha de trigo e forrada no fundo com papel manteiga. Asse em forno alto ( 200 C ) , pré aquecido, por 10 minutos. Em seguida abaixe para forno médio ( 180 C) e asse por mais 15 ou 20 minutos (depende do forno), ou até a massa ficar sequinha ( furando com garfo, este deve sair limpo). Deixe amornar e desenforme, removendo o papel manteiga.


Para a calda de framboesas:

Reserve algumas unidades para a guarnição.

Numa panela pequena, leve ao fogo as framboesas, açúcar, água , suco de limão e baunilha. Quando a calda começar a borbulhar, abaixe o fogo e mexa por 5 minutos. Adicione a geléia, então, e misture bem, sempre mexendo, até que dissolva completamente na calda. Retire do fogo, deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos para que encorpe.

Espalhar o molho sobre a torta e decorar com framboesas reservadas. Sirva com chantilly.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...