sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Antipasto dos deuses....


Finalmente chegou a sexta-feira! Geralmente esse é um dia muito aguardado, quando colocamos expectativas fantásticas de bons momentos de diversão e laser. É o nosso ritual para a entrada do fim de semana, nosso ode à alegria. Que pode vir a se concretizar ou não...
É um dia regido por Venus, como nos mostra muitos idiomas ao redor do mundo : Vernes, em espanhol, Vendredi em francês, Venerdi em italiano, todos homenageando Venus, deusa romana equivalente a Afrodite dos gregos. Coincidentemente equivale a Friga dos anglo-saxões, pelo que os ingleses chamam esse dia de Friday. Os romanos o chamavam de Dies Viernis.
Friga, na mitologia nórdica é a deusa da fertilidade, do amor e da união. Freya, na mitologia germânica, é a deusa do sexo, da fertilidade, da beleza e do amor. Seu irmão Frey, seria o deus da fertilidade, da alegria e paz. Não por acaso sexta-feira em alemão, é Freitag.

Os nomes antigos dos dias da semana foram dados por povos pagãos, que obedeciam ao criterio de reverenciar o Sol , a Lua e os Astros e cada dia era dedicado a um deus.

Latim :::::deus romano ::::deus saxão :::: dia da semana
Lunes dies ::::: Lua ::::::::: ::Lua ::::::: Segunda -feiraMartis dies ::::: Marte ::::::: Tyr ::::::::Terça-feira
Mercuri dies ::::Mercúrio :::: Odin :::::Quarta-feira
Jovis dies :::::::: Júpiter :::::: Thor :::::Quinta-feiraVeneris dies ::::: Vênus :::::: Freya :::::Sexta-feiraSaturni dies ::::: Saturno ::::: Saturno ::::Sábado
Solis dies ::::::::::: Sol :::::::: Sol :::::::::: Domingo


Em portugues, ultima lingua romana a se formar, esse dia da semana foi chamado de sexta feira por seguir uma nomeação vinda do Novo Testamento. Tomando como base o domingo, que em latim é Dominica- que significa Dia do Senhor, a segunda feira seria o segundo dia da liturgia, e a sexta feira seria o sexto dia da liturgia. Em tempo, Dimanche em francês e Domenica em italiano são nomes para o domingo, com o mesmo significado ( Dia do Senhor).
Outras linguas, como ingles, alemão, espanhol, francês, italiano, etc. mantem a nomenclatura alusiva aos deuses para os dias da semana.

Mas voltando à sexta-feira, encerro com uma receita muito simples de antipasto de beringela , preparado para acompanhar , juntamente com o pão, conversas animadas, regadas a vinho ou cerveja, celebrando assim o inicio de mais um final de semana.
Antipasto1 beringela grande, cortada em cubos pequenos
1 cebola grande picada em quadrados
2 tomates sem pele picados
3 dentes de alho picados ou espremidos
1 colher(sopa) cheia de orégano
sal a gosto
pimenta a gosto
1/4 de xícara ( chá) de azeite de oliva

Untar uma forma refratária com azeite de oliva. À parte, numa vasilha, misturar os ingredientes e envolve-los no azeite de oliva. Passar a mistura para o refratario e levar em forno quente, por cerca de 40 minutos, coberto com papel aluminio. Se desejar, salpicar manjericão picado depois de amornar.
Servir morno, ou frio, como entrada ou petisco.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...