sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Peras no Jardim do Eden


Na minha tentativa de quebrar a mesmice dos dias, sempre tento criar algo especial ou inventar alguma coisa diferente do usual, e é na cozinha que, muitas vezes, encontro sucesso nas minhas investidas. Ultimamente, tenho testado algumas combinações de sabores e como aqui , em Michigan, o verão é época de blueberries ( mirtilos) e pêssegos, esses são ingredientes aproveitados à exaustão. Mas a minha mais nova descoberta tem sido as peras, macias, maduras, exalando um aroma tentador. E uno os encantos naturais dessa fruta com ingredientes nada ortodoxos, elaborando saladas, risotos, e algumas vezes, sobremesas- porque ninguém é de ferro.


Há quem jure que Adão e Eva foram expulsos do Paraiso porque comeram uma pera, ao invés da tão comentada maçã. Mas por que a pera?perguntariam voces. Talvez por ser a pera mais suculenta, de sabor suave e ao mesmo tempo marcante. Ou por seu formato lembrar formas femininas. Ou ainda por pertencer à família das Rosaceae ( mesma família das rosas). Tudo conspira para que esse fosse o fruto proibido, não é mesmo? Na literatura, por lembrar a forma do útero, frequentememte aparece como metáfora para a sexualidade feminina ou fertilidade. Na Antiga China era símbolo da imortalidade e na Europa era costume plantar uma pereira em cerimonias de casamento, para atrair longevidade e frutos ( filhos) para a união.



Embora a Bíblia não nomeie a fruta que não poderia ser provada, na Europa a maçã foi fortemente associada ao fruto proibido . Em outras culturas ou tradições o fruto foi associado à pera, ao figo e mesmo à romã. A Bíblia é feita predominantemente de linguagem alegórica ( ou simbólica) para transmitir conhecimentos muito complexos para serem compreendidos pela maioria da humanidade e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal no Jardim do Eden, seria um desses conceitos dificeis de assimilar. Então foi sendo passado via simbologia . Certamente não estavam nos planos as distorções e mal interpretações que iriam ocorrer no curso da História...

Mas para quem ficou curioso com a simbologia da maçã, os povos Celtas a associavam a imortalidade. Na Europa, era usada pelas damas em simpatias para atrair homens. Nas mitologias grega e romana, associadas com a saúde e a beleza. E na mitologia nórdica era símbolo da juventude eterna.

Posso , aqui , ficar horas discorrendo sobre o simbolismo das frutas ao redor da Terra, uma verdadeira tentação, quando lembro que os figos são associados ao desejo sexual , ainda nas mitologia grega e romana e , abertos, lembram órgãos sexuais femininos. Mas tambem me vem à mente que o mamão, muito apreciado nos Trópicos, passa pela mesma analogia, quando visto cortado ao meio. E que assunto renderia a banana, então. Haja imaginação!

Resolvo então direcionar a energia criativa para uma deliciosa entrada de Verão, salada de folhas com peras gratinadas. E, mais uma vez, publico outra receita, embora esse blog não seja sobre culinária.

A quantidade é para 2 ou 4 pessoas. Se quiser aumentar, é só dobrar os ingredientes.


Salada de Folhas com Peras com Gorgonzola Gratinadas


2 peras maduras, macias, descascadas e cortadas ao meio

suco de 1/2 limão médio

1 colher(sopa) de azeite de oliva


Recheio

50 gr de queijo gorgonzola

2 colheres (sopa) de creme de leite ( pode ser light)

1 colher (sopa) cheia de queijo parmesão ralado

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1 colher (chá) de orégano


Numa vasilha, retire as sementes das peras e faça uma pequena cavidade em cada uma das metades. Envolva as metades das peras no suco de limão imediatamente após terem sido descascadas e removida as sementes. Em seguida , envolva as peras no azeite de olive e reserve.

Numa outra vasilha, prepare o recheio, amassando o queijo gorgonzola com um garfo, e adicionando os demais ingredientes, aos poucos. Misture tudo muito bem e "divida" a mistura em quatro partes, preenchendo a cavidade de cada metade das peras. Obviamente, o recheio vai sobrepor as cavidades, formando um "monte" sobre elas.

Levar as peras ao forno quente, dentro de um refratário , até gratinar.

Servir quentes ou mornas sobre salada de folhas verdes.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...