quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Viagem ao Mundo das Ervas





Falando sobre as ervas, estas são conhecidas no mundo atual por suas propriedades medicinais e aromáticas.Como recurso terapêutico são usadas em forma de chás, banhos, compressas e óleos de massagem . Na culinária são usadas como temperos, sendo tão fundamentais na boa mesa , que alguns alimentos tem seu aroma e sabor diretamente associados a erva, como por exemplo o orégano à pizza, o manjericão ao molho de tomate , ou ainda a hortelã com quibe e tabule.

Na Antiguidade, as ervas tinham carater sagrado e a elas eram atribuidas propriedades mágicas, cujo conhecimento das mesmas vem sendo passado ao longo dos séculos pelas Antigas Tradições.
E Santa Hildegarda , de Bingen- uma abadessa alemã que viveu no século XII, escreveu um tratado sobre alimentos e especialmente sobre ervas, no qual discorre sobre as propriedades e efeitos que cada uma delas tem sobre o corpo fisico e a alma. Santa Hildegarda escreveu esse tratado baseada nas suas experiências místicas e visões do mundo suprasensivel, e em sua maioria , essas propriedades tem sido confirmadas pela Ciencia do mundo atual.

Aqui descrevo as propriedades das ervas mais comuns no uso diário. Cito as propriedades fitoterápicas e incluo as propriedades ditas mágicas, pois considero que se até mesmo uma respeitável e influente freira do século XII considerou essa forma de energia das plantas, quem sou eu para ignorá-la ?
Alecrim- Rosmarinus officinalis. De ação estimulante, combate males do fígado, rins e intestinos. Atua na consciência e na memória, ativa o intelecto. Regido pelo Sol, com elemento Fogo, invoca a coragem e a força de vontade. Espanta a s energias negativas. Na culinária é ideal para assados, enriquece o sabor de pães e aromatiza azeites e vinagres.
Alho-Alium sativum. Antiséptico pulmonar, antinflamatório, antibacteriano, tônico. É indicado em diabetes, hipertensão, bronquites, asma e gripes. Regido por Marte, com elemento Fogo, invoca proteção, purificação e energia física. Na culinaria é essencial como tempero.

Baunilha- Vanilla planifolia. Melhor se usada em favas e se usada a essencia, precisa ter boa procedência. A fragrancia da baunilha revitaliza o corpo e dá sensação de bem estar. Sendo regida por Venus, com elemento Agua, é considerada afrodisíaca. Excelente no preparo de bolos, biscoitos e pudins.
Canela-Cinnamomum zeylanicum. Estimulante da circulação e do coração. Provoca a contração dos músculos e do útero.É energizante. Regida pelo Sol, com elemento Fogo, atrai prosperidade, traz alegria, força interior e sensualidade. Santa Hildegarda ressaltava que esta especiaria elimina o mau humor e coloca no lugar, o bom humor. Muito usada no preparo de bolos , biscoitos e compotas.

Cravo- Syzygium aromaticum. Excitante e aromático, alivia dor de dente. Facilita a menstruação. Regido por Júpiter, com melemento Fogo, promove a cura, a proteção ea coragem. Tambem está ligado à clarevidência. Santa Hildegarda receitava esta especiaria para dores de cabeça e afirmava esta trazer gentileza para quem a ingerisse. Muito usado como especiaria no preparo de compotas e chutneys.
Erva-doce - Pimpinella anisum. É calmante, combate insonia, cólicas e náuseas. Regida por Júpiter, com elemento Ar, resgata a força física e traz proteção. Alem de preparos de chás, é usada em bolos e biscoitos.

Hortelã- Mentha piperita. Calmante, antisséptica e descongestionante, ajuda na digestão. Seu chá auxilia a nos casos de tosse, asma e dor de cabeça. Regida por Mercúrio ( alguns a consideram regida por Venus), com elemento Ar, age no estado de consciencia da mente. É usada em rituais de purificação e considerada afrodisíaca. Na culinária, se usada em quantidade moderada numa receita, realça o sabor do alimento.

Louro- Laurus nobilis. Auxulia na má digestão e ressaca alcoólica, doenças de fígado e estômago, por suas propriedades antisépticas. Regido pelo Sol, com elemento Fogo, é considerada a erva do sucesso e da vitória. Na Grecia antiga , era usada como coroa para os vitoriosos das jogos olímpicos. É associado com proteção e aumento da intuição. Na culinária é usado para temperar feijão, sopas e cozidos.

Manjericão- Ocimum basilicum. É digestivo e elimina gases. Regido por Marte, com elemento Fogo,é usado para simpatias amorosas e de sedução. Tambem atrai a sorte. Muito difundido na culinária italiana, é usado fresco para molhos, como o de tomate e o pesto, tambem em saladas e muitos outros pratos, acrescentando aos mesmos um sabor ímpar. É adicionado no final do preparo do alimento, pois perde aroma e sabor com o cozimento.

Noz moscada- Myristica fragans. Indicada para digestão, reumatismo e pressão alta. Regida por Júpiter, com elemento Fogo, é muito usada em simpatias para atrair dinheiro. Santa Hildegarda considerava a noz mascada como uma das especiarias que traz alegria. Dizia a abadessa que aqueles que ingerissem a especiaria teriam seus corações abertos, seus sentidos purificados e ganhariam boa disposição. Na culinária, é usada para fondues de queijo, no preparo de pães, bolos e biscoitos, alem de molhos e sopas. Deve-se ralar a noz moscada na hora do preparo do alimento, pois esta perde o aroma e o sabor facilmente.

Orégano- Origanum vulgare- Antiséptico, diurético, estimulante gástrico e biliar. Tambem usado para tratar espasmos. Santa Hildegarda reserva seu uso para tratar febres. Regido por Mercúrio, com elemento Ar, traz alegria e apreciação pelos prazeres da vida. Muito usado na cozinha italiana, tempera muito bem carnes, massas e molhos, fazendo parceria perfeita com os queijos como a mussarela, a ricota, o queijo branco.

Pimenta- do -reino - Piper nigrum. Ajuda na digestão, aumentando os sucos gástricos. Ativa o metabolismo, de modo geral e auxilia no apetite. Regido por Marte, com elemento Fogo, energiza o corpo e invoca a coragem, alem de espantar as energias negativas. Santa Hildegarda indicava o uso da pimenta- do- reino para abrir o apetite, embora aconselhasse moderação no seu uso, pois o excesso despertaria o estado colérico de quem o ingerisse. Tempero muito usado para dar sabor picante em qualquer prato.

Salsa- Petroselinum sativum. Consumida crua, é uma fonte muito rica de vitamina C. É diurética, e ajuda na circulação, afinando o sangue. Regida por Mercúrio, com elemento Ar, é evocada para a proteção, para espantar infortúnios e purificar. Muito usada na culinária como tempero, ela "reaviva" o sabor dos alimentos .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...